Grande parte dos brasileiros considera complexo o sistema tributário nacional, mas calcula o pagamento de impostos sozinha, revelou uma pesquisa realizada pela Esaf (Escola Superior de Administração Fazendária), do Ministério da Fazenda.
Quando questionados sobre o sistema de impostos brasileiro, 82,9% responderam que ele é muito complexo, ante 12,5% que disseram o contrário e 4,6% que não sabem ou não opinaram.
Entre as regiões brasileiras, no Sul existe uma maior parcela da população que acredita que o sistema é complexo, com 84,8% que deram essa resposta, seguido das regiões Norte e Centro-Oeste, com 83% cada, Sudeste, com 82,9%, e Nordeste, com 81,6%.
Calcula sozinho?
Apesar de a maioria acreditar que o sistema é complexo, quase metade dos brasileiros (49,5%) respondeu que é o responsável pelo cálculo e pagamento de todos os impostos. Outros 9,6% disseram que são responsáveis pelo pagamento de alguns deles.
Entre essas pessoas que calculam o próprio imposto, 54,5% levam até três horas por mês com a atividade. Outras 12% demoram de cinco a dez horas ao mês, enquanto 21,9% sequer sabem o tempo que levam com o cálculo.
No entanto, 39,8% dos brasileiros responderam que não são responsáveis pelo cálculo e pagamento dos impostos. Em 60% dos casos, isso é feito por um parente e, em 29,8%, por um contador. Os amigos são contatados em 3,8% dos casos e os despachantes, em 0,4%.
Na região Nordeste estão os brasileiros mais independentes, já que nela 53,7% responderam que pagam e calculam todos os seus impostos. No Centro-Oeste estão aqueles que mais recorrem a terceiros, onde 44,1% deram esta resposta.

Fonte: InfoMoney

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas