Já utilizado nas operações internas do estado desde outubro de 2011, a aplicação também não autorizará a emissão de NF-e se o contribuinte do Imposto por Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , destinatário da mercadoria, constar como irregular ou inapto junto ao cadastro do Estado de destino (RS e SC). A NF-e denegada não tem valor fiscal.

O serviço, pioneiro no Brasil, foi implementado inicialmente nas operações entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina desde 01 agosto de 2012, e agora será estendido para Bahia. “É mais um instrumento de combate à sonegação, fortalecendo o mercado formal de mercadorias, dificultando a concorrência desleal das empresas que atuam à margem da legalidade”, explica César Furquim, auditor fiscal da Gerência de Automação Fiscal da Sefaz.

Segundo César, após a regularização da situação da empresa junto ao FISCO, o contribuinte poderá operar novamente e ter NF-e emitidas a seu favor. Além disso, é possível consultar no cadastro do Estado de destino se a empresa está regularizada antes de efetuar uma operação, evitando que a NF-e não seja autorizada. “Com essa medida, estima-se um crescimento de arrecadação nas unidades que implantarem esse serviço”, afirma Furquim.

Fonte: SEFAZ-BA

http://www.contabeis.com.br/noticias/7434/sefaz-implantara-denegacao-interestadual-nas-emissoes-de-nf-e/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+portalcontabeis+%28Contabeis.com.br+-+Not%C3%ADcias+e+Artigos+do+dia%29

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • A Secretaria da Fazenda da Bahia irá expandir a aplicação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) denegada. A partir da segunda quinzena de setembro, o recurso será implantado nas operações interestaduais entre o Estado, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    O foco são os destinatários irregulares na emissão da NF-e. Significa que não haverá autorização de emissão da NF-e se o contribuinte do ICMS, destinatário da mercadoria, constar como irregular ou inapto junto ao cadastro do Estado de destino.
    A denegação de uma NF-e ocorre quando o emissor e o destinatário apresentam pendências fiscais perante a Secretaria da Fazenda do seu Estado.
    A pendência, em geral, decorre do não cumprimento de obrigações acessórias previstas na legislação. Neste caso a empresa fica impedida de faturar até que ela regularize sua situação fiscal.
    A denegação já vigora nas operações internas da Bahia desde outubro do ano passado. O recurso foi aplicado inicialmente nas operações entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em 1º de agosto deste ano, e agora será estendido para a Bahia.
    “É mais um instrumento de combate à sonegação, fortalecendo o mercado formal de mercadorias, dificultando a concorrência desleal das empresas que atuam à margem da legalidade”, explica César Furquim, auditor fiscal da Gerência de Automação Fiscal da Secretaria da Fazenda.
    Segundo ele, após a regularização junto ao Fisco, o contribuinte poderá operar novamente e ter NF-e emitida a seu favor.
    Além disso, é possível consultar no cadastro do Estado de destino se a empresa está regularizada antes de efetuar uma operação, evitando que a NF-e não seja autorizada. “Com essa medida, estima-se um crescimento de arrecadação nas unidades que implantarem esse serviço”, afirma Furquim.

     

    http://www.tiinside.com.br/03/09/2012/fisco-da-bahia-expande-a-apli...

This reply was deleted.