Auditoria interna: uma função em transformação

A área de auditoria interna no Brasil segue uma tendência mundial por transformações em tecnologia, modelos de reporte e maior equilíbrio entre as funções consultivas e de avaliação, como forma de potencializar a função de geradora de valor ao negócio. Esta é a conclusão da quarta edição da pesquisa “Auditoria Interna no Brasil – Análise comparativa das tendências globais para uma função em transformação”, desenvolvida pela Deloitte em parceria com o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil).

O estudo foi desenvolvido de forma associada a um levantamento internacional da Deloitte, que abrangeu mais de 1.200 líderes de 29 países do mundo, e identificou um claro desejo por transformações na atuação da prática de auditoria interna. Uma parcela expressiva (85% da amostra global e 82% da amostra local) acredita que a auditoria interna deve passar por mudanças moderadas ou significativas para viabilizar o sucesso da área.

A pesquisa identificou também que as empresas atuantes no Brasil compreendem que a auditoria interna possui um grau mais elevado de influência junto ao nível executivo, em relação à média global. É possível, contudo, observar que há um desejo por parte dos respondentes, em ambas as amostras, de uma maior ênfase dessa influência nos próximos anos, a ser ampliada por meio de uma abordagem alinhada aos riscos prioritários e à estratégia da organização.

O estudo também revelou o interesse por uma aplicação mais intensiva de analytics e de ferramentas dinâmicas de reporte de dados, bem como pela utilização de modelos alternativos de alocação de pessoas.

 

Para acessar o conteúdo da pesquisa “Auditoria Interna no Brasil 2016” na íntegra, clique aqui.

http://www.mundocorporativo.deloitte.com.br/fontes-de-informacao-e-tendencias/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas