Diretor do CCiF (Centro de Cidadania Fiscal), Bernard Appy colabora para formular as propostas de reforma tributária das campanhas de Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) ao Planalto. Propõe a simplificação da estrutura de impostos com a criação de 1 único tributo sobre valores adicionados.

A aproximação com Appy foi confirmada pelos pré-candidatos nesta semana. Alckmin comentou o assunto em jantar do Poder360-Ideias, divisão de eventos do Poder360 na 2ª (16.abr). Já Marina falou na 3ª (17.abr) em uma conferência do Banco Santander, em São Paulo.

Eles apoiam a proposta de agregação de 5 tributos atuais em 1 único imposto, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços):

  • PIS (Programas de Integração Social);
  • Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • ISS (Instituto Sobre Serviços).

O IBS seria algo como o IVA (Imposto sobre o Valor Agregado), modelo de tributo usado por diversos países. De acordo com o CCiF, o IBS seria não-cumulativo e incidiria sobre uma base ampla de bens e serviços.

A proposta apresentada por Appy é que o IBS seja criado com uma alíquota de 1%, que seria mantida durante 1 período de teste de 2 anos.

O CCiF também tem conversado com outros pré-candidatos à Presidência. É o caso de Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (Psol). Appy também conversou com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad –o petista como coordenador de campanha de governo do partido.

QUEM É BERNARD APPY

Economista formado pela USP (Universidade de São Paulo) e com mestrado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diretor de Pesquisas e Projetos de Negócios da BM&FBovespa. Desde 2015, é diretor do CCiF.

https://www.poder360.com.br/eleicoes/alckmin-e-marina-buscam-mesmo-consultor-para-proposta-de-reforma-tributaria/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas