Nos dias 28 e 29 de outubro, Maceió se transforma na capital do segmento de serviços contábeis do Nordeste. A cidade será sede do 8º Encontro das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Nordeste (8º Enescap/NE) e terá como tema Qualificação nas Empresas de Serviços.

A Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das empresas e das pessoas.
No mundo atual, as empresas necessitam da maior quantidade de informações possíveis.
As informações vindas de profissionais da área contábil, através de seus relatórios e pareceres trazem inúmeras vantagens aos empresários, tais como a solução de problemas e tomada de decisão com segurança e confiabilidade ao empresário, firmando-se cada vez mais no mercado.

O profissional da área contábil deve ser explorado ao máximo dentro da empresa, ou em caso de terceirização em seu escritório, pois hoje, este profissional não é apenas um guarda-livros do passado, ele não serve apenas para preencher tributos e declarações para o fisco, não é um “Darfeiro”. O profissional da contabilidade moderna deve ter o controle da saúde da empresa, tem que sentir os sintomas de desgastes e crises, deve prestar informações para o processo de tomadas de decisões e tem que participar ativamente da administração da empresa ou entidade.

Com base nessas conclusões, tiradas a custa de muitos anos de estudos, é que as empresas de serviços contábeis têm se aperfeiçoado e ocupado cada dia mais espaço no meio empresarial e público, devido, principalmente, às necessidades do setor, que se apresentam de forma muito mais dinâmica ao longo das últimas décadas.

O 8º Enescap/NE reúne em Alagoas, empresários do segmento, autoridades locais, estudiosos e especialistas na área, e conta com a participação de um grande público, a que especificamente se destina, surpreendendo inclusive à entidade realizadora e anfitriã, que é o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Alagoas – Sescap/AL. Ao evento compareceu, com destaque, o presidente da Federação Nacional da categoria (FENACON), Valdir Pietrobon, cuja palestra de abertura, proferida pelo mesmo, arrancou aplausos e abriu um canal de debates. O tema abordado foi “Conquistas e Projetos da Fenacon em Defesa das Empresas de Serviços”.

No segundo dia do Encontro, são proferidas ainda as palestras “Aspectos do Regime Tributário de Transição”, por Plínio Feitosa, auditor da Receita Federal e professor de Direito Tributário; “A Empresa Contábil e Sua Relação com a Tecnologia da Informação”, por José Maria Chapina Alcazar, especialista em consultoria empresarial e presidente do Sescon/São Paulo; “Aplicação dos Certificados de Qualidade nas Organizações Contábeis”, por Guilherme Bottrel Tostes, membro da Câmara de Comércio Americana, e vice-presidente da Fenacon para a região Sudeste; “Desafios, Oportunidades e Estratégias para os Empresários de Contabilidade”, por Elias Nicoletti Barth, graduado em Economia e Ciências Contábeis, empresário do setor contábil e presidente do Sescap/ Santa Catarina.

Segundo o presidente do Sescap/AL e do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, professor e empresário Carlos Henrique do Nascimento, “a realização do evento em Alagoas, com tamanho sucesso, denota a importância cada vez maior das Ciências Contábeis em todos os segmentos da sociedade brasileira, notadamente no Nordeste. E Alagoas, modéstia à parte, tem demonstrado participar muito efetivamente para essa realidade”, finalizou.

O encontro contou com o apoio da Fenacon e do CRC/AL, além dos Sescap’s de todos os estados do Nordeste e do Sescon/SP.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas