setembro 1, 2009 Muitos já perceberam os ganhos provenientes da implantação do SPED. De acordo com Márcio Tonelli, Supervisor Técnico do SPED Contábil, basta verificar o porte e interesse das empresas que participam, como piloto, do projeto. “Para se ter uma ideia, o maior livro contábil digital recebido, se impresso, geraria 5.400 livros em papel. E esse livro se refere a apenas um mês”. Confira na sequência a entrevista completa. CertiNews – Como você avalia as mudanças promovidas pelo SPED até então? Márcio Tonelli – Para se ter uma ideia da avaliação do projeto, entre os dezenvove que são considerados prioritários pela Receita Federal do Brasil, o SPED ocupa o topo da lista. CertiNews – O cronograma e a adesão estão atendendo às expectativas? Márcio Tonelli – É importante que o cronograma atenda não somente às expectativas do FISCO. Ele tem sido acordado com as empresas e amplamente discutido com a comunidade. Isso não representa, entretanto, que o FISCO vai abrir mão de suas prerrogativas. Buscam-se prazos factíveis. CertiNews – Qual é a percepção sobre a receptividade das empresas em relação às mudanças? Márcio Tonelli – Muito se falou em prorrogação do prazo para a apresentação do SPED Contábil. Pelos nossos levantamentos, cerca de 87% das empresas cumpriram a obrigação. A IOB também fez um levantamento e chegou ao número de 82%. A divergência dos números deve-se, provavelmente, ao fato de incluirmos em nossa estimativa os contribuintes que apresentaram a ECD voluntariamente. CertiNews – Quais são os impactos já percebidos? Márcio Tonelli – Em decorrência principalmente da NF-e, já foi constatado um aumento de arrecadação em alguns setores, mesmo nesse cenário de crise financeira mundial. CertiNews – Quais são os próximos passos? Márcio Tonelli – Temos ainda alguns desafios: colocar em produção o livro digital do FCONT (Regime Tributário de Transição da Lei 11.638/07), criar o E-LALUR, finalizar a construção da ferramenta que possibilitará o download das informações contábeis (tanto para o FISCO quanto para os titulares da escrituração) e, principalmente, ampliar a eliminação de obrigações acessórias. Está em estudo a disponibilização dos ‘dados agregados’ (saldos mensais consolidados e demonstrações contábeis). Pela proposta, o acesso será feito no padrão do E-CAC e, portanto, será possível a utilização de procuração eletrônica. As empresas que participam de licitações poderão, por exemplo, permitir que o licitante acesse a informação diretamente no SPED. Isso elimina a burocracia para a empresa e dá segurança de origem da informação para ambas as partes envolvidas. CertiNews – Finalmente, como e quando a sociedade poderá começar a perceber os ganhos provenientes da implantação do SPED? Márcio Tonelli – Muitos já perceberam e o fizeram antes mesmo do SPED entrar em operação. Basta verificar o porte e interesse das empresas que participam, como piloto, do projeto. Para se ter uma ideia, o maior livro contábil digital recebido, se impresso, geraria 5.400 livros em papel. E esse livro se refere a apenas um mês. fonte: http://www.certisign.com.br/certinews/sped-os-pontos-determinantes-os-principais-empecilhos-e-o-andamento-do-processo-sob-o-ponto-de-vista-de-especialistas/a-sociedade-ja-esta-comecando-a-perceber-os-beneficios http://www.robertodiasduarte.com.br/
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas