julho 2011 Posts no Blog (133)

PIS/Cofins digital: você está pronto?

Apuração digital de tributos aumenta o poder de cruzamento de dados do Fisco, o que leva a urgência na revisão da gestão de custos e receitas nas empresas. Entenda por que e como isso afeta sua empresa

Por Pâmela Reis

A partir de julho, companhias tributadas pelo regime do lucro real…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 31 julho 2011 às 23:00 — Sem comentários

SPED - EFD ICMS/IPI e NF-e - Resposta à consulta - RN - Código de barras

“Boa Tarde!!!



Gostaria de saber se esse AJUSTE SINIEF 16, DE 10DE DEZEMMBRO DE 2010/ Publicado no DOU de 16.12.10, pelo despacho 516/10,é valido para todos os produtos e se está em vigor no Brasil todo.



Pois fui emitir uma NF-e de paletes e o sistema da Secretaria da Fazenda pediu o código de barras, passei um email para o meu fornecedor pedindo os códigos de alguns produtos, inclusive dos paletes, eles…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 31 julho 2011 às 9:30 — Sem comentários

Conceito W promove web seminário gratuito sobre NFS-e

Serão apresentados os diversos modelos de NFS-e, suas principais características,

as vantagens na adoção, os desafios da gestão e os modelos de gerenciamento

 

A Conceito W promove na quinta-feira (04/08/2011), às 9h30, o seminário “NFS-e - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - entendendo o processo - Visão Geral”. O evento é on-line, gratuito e direcionado às empresas prestadoras de…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 julho 2011 às 9:00 — Sem comentários

Receita Federal evolui a passos largos no cruzamento das declarações acessórias

Novos sistemas implantados pelo órgão devem aperfeiçoar o cruzamento e fiscalização das informações encaminhadas pelos contribuintes.

 

Atualmente o cotidiano das empresas e dos profissionais da área contábil está repleto de obrigações acessórias que têm como objetivo apresentar as formas de apuração e controle para que a Receita Federal do Brasil possa efetuar a homologação destas movimentações. E elas não são poucas.

Entre as declarações acessórias mais comuns entre as…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 julho 2011 às 10:00 — 1 Comentário

IFRS - Lucros sobem e descem, ao sabor dos padrões contábeis

Um lucro líquido de R$ 811 milhões ou de R$ 2 bilhões? Ontem, os acionistas do Santander podiam escolher o tamanho do resultado do banco que preferiam adotar, situação que causou um certo desconforto entre investidores e analistas.



Se optassem pelos números feitos pelas normas internacionais de contabilidade, o IFRS, os investidores teriam um lucro maior e com 18% de crescimento na comparação com o mesmo período de 2010. Já pelas regras brasileiras, a última linha do balanço seria… Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 29 julho 2011 às 9:30 — Sem comentários

AL - SPED - EFD ICMS/IPI - Contribuintes têm até domingo para retificar

Termina neste domingo (31) a prorrogação concedida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para que os contribuintes possam retificar seus arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD) sem autorização prévia. Sem chance de novas ampliações, o prazo tem como objetivo permitir que as empresas alagoanas encaminhem os dados sem burocracia ou cobrança de multas.

O responsável pelo projeto no órgão, Kleberson do Rêgo Lima explica que em condições normais qualquer mudança deve ser…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 julho 2011 às 9:10 — Sem comentários

SPED - NF-e - NT2011.004 - Novas regras de validação a partir de 01/11/2011

Pessoal, com esta Nota Técnica podemos ver que o controle do Fisco será maior, chamo atenção aos dados da Substituição Tributária de ICMS, bem como, o resumo que obtive no Blog SPED do Jorge Campos, recomendo análise minuciosa.

 

 NT2011.004[1] (INTEGRA DO ARQUIVO EM PDF)

 

Vejam as novidades desta Nota técnica.

 Foi divulgada a…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 julho 2011 às 8:53 — 2 Comentários

DCTF - Receita Federal exclui órgãos públicos da exigência de envio

A Receita Federal alterou as regras sobre a transmissão da DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) pelos órgãos da administração pública.

De acordo com a Instrução Normativa nº 1.177/2011, estão dispensados da obrigação os órgãos da administração direta da União. As autarquias e fundações também não precisarão transmitir a declaração relativa aos fatos geradores que ocorrerem até dezembro deste ano.

Os órgãos públicos da administração direta da União deverão… Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 29 julho 2011 às 8:30 — Sem comentários

PI - SPED - NF-e - Fisco emite comunicado sobre preenchimento correto

A Secretaria da Fazenda do Piauí emitiu comunicado orientando as concessionárias ou revendedoras de veículos sobre o preenchimento correto dos campos de detalhamento específico dos veículos novo.

O procedimento é importante para evitar problemas na geração do boleto de pagamento do IPVA. Desde o dia 12 deste mês a impressão do boleto pode ser feita pela internet, graças a um sistema desenvolvido pela Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (Unitec).

Estima-se que 3 mil… Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 28 julho 2011 às 19:43 — Sem comentários

União e Estados têm arrecadação recorde

Contas públicas : Em 12 meses, carga tributária federal e estadual chegou a 30% do PIB, maior valor desde 1990

 

A arrecadação da União e dos 27 Estados atingiu o maior nível em 21 anos. Nos 12 meses terminados em junho, a carga tributária em mãos do governo federal e dos Estados chegou a 30,02% do Produto Interno Bruto (PIB),…

Continuar

Adicionado por Luciana Moraes em 27 julho 2011 às 17:25 — Sem comentários

SPED - EFD ICMS/IPI - Informativo EFD - RN - Créditos de ICMS transferidos por optantes pelo Simples

Prezados,

 

Os créditos de ICMS transferidos por microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, nas saídas destinadas à comercialização ou industrialização por contribuintes não optantes, deverão ser detalhados por documento, no Registro C197 da EFD dos adquirentes, a partir de 1º. de agosto de 2011, através do Código de Ajuste por documento da Tabela 5.3 abaixo:

 

RN10000002|Outros…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 27 julho 2011 às 15:43 — Sem comentários

SPED - EFD ICMS/IPI - Resposta à consulta - RN - Documentos fiscais regulares emitidos x Código da Situação do Documento

“Bom dia Luiz Augusto,

 

Gostaria que me fosse esclarecido uma dúvida, para que possamos fazer o EFD correto.

 

Estamos com a seguinte situação:

 

Temos “filiais” em outros estados (PE, PB, BA e SE), as quais efetuam diversas operações de remessas e retornos, assim como transferências,…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 27 julho 2011 às 10:09 — Sem comentários

SPED - NF-e - A importância de gerir e validar os arquivos XML

Há algum tempo, a grande maioria das empresas recebe as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) em arquivos com formato XML. Embora esse processo já seja frequente, muitas vezes as empresas não sabem que autorizar a entrada de mercadorias sem o XML correspondente pode se tornar um enorme problema fiscal no futuro.

De maneira simplificada, para toda a mercadoria que sua empresa recebe e dá entrada, desde o advento da NF-e Mercantil, ela é obrigada a ter a NF-e em formato XML arquivada e validada.… Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 26 julho 2011 às 15:24 — Sem comentários

DCTF - Receita Federal altera disposições

Através da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.177, DE 25 DE JULHO DE 2011, publicada no Diário Oficial de hoje, 26, foi alterada a Instrução Normativa RFB nº 1.110, de 24 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).



O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 273 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 587, de 21 de dezembro de… Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 26 julho 2011 às 13:10 — Sem comentários

SPED - Sua empresa domina 100% das informações enviadas ao Fisco?

A Era Fiscal Digital instituída pelo Decreto nº 6.022 de 2007, que têm como pano de fundo o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, introduziu as informações fiscais à um novo patamar no que diz respeito a tecnologia: a integração.

 

Há muito tempo, quando os registros fiscais e contábeis das empresas ainda dependiam de registros em papel (aos que respiram SPED desde 2007, poderá parecer um século ou mais), a comparação destas informações no menor nível de detalhe, era…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 26 julho 2011 às 9:49 — Sem comentários

CVM quer transparência na atualização dos ativos

A transparência na divulgação de informações ainda é uma demanda do setor de fundos imobiliários. Hoje, por exemplo, a valorização ou desvalorização de um imóvel não se reflete necessariamente no valor da cota. Isso porque não há a obrigação de o gestor pedir um laudo de avaliação para alterar o valor do imóvel. Poucos são, na verdade, os que dotam essa prática.



A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está de olho nisso e colocou em audiência pública uma minuta propondo regras na… Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 26 julho 2011 às 7:00 — Sem comentários

Socorro, PIS/COFINS vem aí!- Apropriação de fretes

Apesar de o projeto da EFD PIS/COFINS ter começado em dezembro de 2009, este gerou inúmeras discussões sobre o novo modelo. Diante deste cenário resolvemos dar uma mãozinha no assunto e elencar alguns temas para discussão e reflexão das empresas.

Veja os temas que consideramos mais polêmicos:

  • Operação de desfazimento/cancelamento da operação e a devolução da…
Continuar

Adicionado por José Adriano em 25 julho 2011 às 21:15 — Sem comentários

Dacon Mensal - Fenacon pleiteia prorrogação

No próximo dia 07 de agosto vence o prazo de entrega do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais - Dacon relativos aos meses abril e maio de 2011. No entanto, o período se aproxima e o software para entrega do documento ainda não foi disponibilizado.







Por esta razão, a Fenacon tem mantido contato permanente com a Receita Federal do Brasil em busca de solução para que os escritórios contábeis não sejam prejudicados com uma possível perda de…

Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 25 julho 2011 às 12:00 — 2 Comentários

SPED - Fcont - Depreciação

Ana Abreu



As empresas brasileiras iniciaram o processo de convergência ao padrão internacional de contabilidade em 2008, com a edição da Lei 11.638/07 seguida da Lei 11.941/08 e com a adoção paulatina dos Pronunciamentos Técnicos (CPC) emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.



Entre as muitas mudanças contábeis trazidas pelas novas normas contábeis, se encontra a obrigatoriedade da revisão anual da vida útil dos imobilizados, no caso das empresas que adotaram o…

Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 25 julho 2011 às 10:00 — Sem comentários

Arquivos mensais

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

1999

1990

0201

Apoio

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© 2018   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço