maio 2014 Posts no Blog (165)

eSocial, o raio-x da empresa

Por Mário Sobral Jr – Engenheiro de Segurança do Trabalho

O Nestor havia me pedido um texto sobre o Esocial e o pedido chegou em boa hora, pois eu estava com pregui…, ops, indisposto para iniciar os estudos sobre o tema.

Ao começar a ler sobre o assunto a primeira pergunta que veio a minha mente foi: “O que o SESMT vai passar a fazer”?

Bem, mas antes de responder a esta pergunta é melhor eu tentar explicar…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 maio 2014 às 12:30 — Sem comentários

Novas regras do eSocial devem impactar concorrência entre empresas

O eSocial deverá reduzir a concorrência desleal entre as empresas, uma vez que irá inibir formas de contratação como “pessoa jurídica” (PJ) ou CLT Flex. É o que afirma o gerente sênior executivo de legislação trabalhista e previdência social da EY do Brasil, Marcelo Godinho.

"Com a entrada em vigor do eSocial, que até 2015 deve englobar todas as empresas brasileiras, aquelas companhias que atuam com elevado grau de informalidade e, por conta disso, conseguem oferecer preços muito…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 maio 2014 às 12:00 — Sem comentários

eSocial que bate em Chico também bate em Francisco

Por Roberto Dias Duarte

Durante a 14ª Reunião do Conselho de Relações do Trabalho, realizada no dia 27 de agosto de 2013, o representante do Ministério do Trabalho explicou o eSocial para 24 entidades que representavam interesses de e …

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 maio 2014 às 11:00 — Sem comentários

1º Exame de Suficiência de 2014: confira a lista dos aprovados

Por Comunicação CFC e RP1

Nesta edição, mais de 55 mil candidatos se inscreveram para as provas. Resultado está disponível no site do Conselho e da Fundação Brasileira de Contabilidade

 O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou, nesta quinta-feira, 29 de maio, o resultado oficial do 1º Exame de Suficiência de 2014, encaminhado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O Exame é requisito obrigatório para…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 maio 2014 às 10:00 — Sem comentários

Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal X DIPJ E LALUR

Por conselheiro Osvaldo Cruz

O ano corrente promete muitas novidades na área de atuação da contabilidade, umas que vêm incrementar o trabalho dos profissionais, com possível aumento de renda, outras que vêm para complicar, fiquemos, por enquanto, com as boas.

Este pequeno trabalho abordará noticias sobre a Escrituração Contábil Digital e a Escrituração Contábil Fiscal; esta última, realmente uma novidade que começa a vigorar neste ano e fará parte do…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 maio 2014 às 9:00 — Sem comentários

IFRS - Publicada nova norma de reconhecimento de receitas que impactarão as empresas brasileiras

Companhias já devem preparar um plano de implementação eficiente, afirma KPMG

International Accounting Standards Board e o U.S. Financial Accounting Standards Board publicaram no dia 28/5, em conjunto, uma nova norma de reconhecimento de receitas. A regra substitui a maior parte da literatura existente sobre reconhecimento deste item, tanto em U.S. GAAP como IFRS. Segundo o sócio da KPMG no Brasil, Ramon Jubels, os impactos serão os mais diversos nas empresas…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 maio 2014 às 8:00 — Sem comentários

SPED - EFD ICMS/IPI - Bloco K - Obrigatoriedade do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque no SPED Será Parcialmente Adiada

Com o , este desafio será restrito a um universo menor de empresas, dando mais tempo para a adaptação a esta obrigação acessória, visto que estão no meio da complexa implantação do…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 maio 2014 às 7:12 — Sem comentários

PR - Após ouvir pleitos de líderes contábeis, SEFA quer resolver problemas enfrentados pelo contador!

A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA) está estudando medidas para possibilitar, de forma online, a desvinculação do nome do contabilista de empresas abandonadas mediante comunicação realizada pelo contador. A informação foi repassada à presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, e demais representantes da classe contábil, pelo secretário de Estado da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, e o diretor da Coordenação da Receita Estadual, Helio Hisashi Obara, na última quinta, 22, em…

Continuar

Adicionado por FERNANDO ALVES MARTINS em 29 maio 2014 às 16:41 — Sem comentários

Desafio - Adaptar-se ao eSocial

Por Fernando Giacobbo

De acordo com o novo cronograma, as empresas tributadas pelo lucro real devem iniciar a transmissão do eSocial a partir do mês de outubro deste ano, substituindo as guias de recolhimento a partir de janeiro de 2015. Todas as empresas menores passarão a ter que informar o eSocial apenas em janeiro de 2015. Considerado um avanço na sistemática de obrigações acessórias, o eSocial, que integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), aperfeiçoa os trâmites…

Continuar

Adicionado por Guilherme Pontes em 29 maio 2014 às 16:00 — Sem comentários

Comunicado - Conectividade Social

A Caixa Econômica Federal divulgou comunicado sobre erros no aplicativo do Conectividade Social. Segue:

-Identificamos ocorrência de erro no aplicativo Cliente CNS – AR, onde, a alguns usuários, o ícone: "Operações com GRRF" não é apresentado no menu de funcionalidades.

- Esta ocorrência impede o envio de arquivos rescisórios – GRRF, por meio do ambiente CNS AR.

- Informamos que aos usuários que for apresentado o erro, deverá ser realizada a desinstalação do aplicativo…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 29 maio 2014 às 15:17 — Sem comentários

eSocial - A Ampliação do Prazo é uma Vitória do Sistema FIRJAN

Implantação do eSocial só será obrigatória em 2015

Empresas ganharam cerca de 14 meses para entender o novo sistema

O governo federal decidiu aumentar bastante o prazo para a adoção do eSocial. Empresas ganharam pelo menos mais 14 meses para entender e implantar o novo sistema. O eSocial reúne em uma só plataforma digital, com envio pela Internet, informações que o empregador tem que prestar sobre seus empregados para órgãos como Receita Federal, INSS, Ministério do Trabalho e…

Continuar

Adicionado por Guilherme Pontes em 29 maio 2014 às 15:00 — Sem comentários

PR - Com campanha, Estado do Paraná quer arrecadar 11% mais de ICMS

Andréa Bertoldi

Programa Nota Fiscal Paranaense, lançado mês passado, quer incentivar cidadão a exigir comprovante de compra

A servidora pública Cristina Fernandes considerou o programa válido porque pedir a nota fiscal ajuda a combater o mercado clandestino

Curitiba – Passado pouco mais de um mês do lançamento da Nota Fiscal Paranaense pelo governo do Estado, haviam sido habilitados até ontem 134.347 cupons fiscais no sistema da campanha. Ao custo de R$ 0,31…

Continuar

Adicionado por FERNANDO ALVES MARTINS em 29 maio 2014 às 14:31 — Sem comentários

eSocial - ’Calcanhar de aquiles’ das empresas

Por Vicente Sevilha Junior

Muito se tem falado a respeito do eSocial. O assunto é altamente técnico, chega a assustar quem não é da área e, o mais importante, pode prejudicar muitas companhias e empresários que imaginam equivocadamente que o assunto não os afeta de forma direta.

Pensamentos como “minha contabilidade, meu advogado ou a minha área de Recursos Humanos cuidarão disso”, sem a necessidade do envolvimento do restante da empresa, vão levar muitos negócios a enfrentar…

Continuar

Adicionado por Guilherme Pontes em 29 maio 2014 às 14:00 — Sem comentários

Entenda o eSocial... enquanto há tempo.

A mudança de cultura começa pela integração dos departamentos de uma empresa e envolve a alta gestão, além da necessidade de compliance para garantir que as regras sejam cumpridas.



Silvia Pimentel

O governo prorrogou mais uma vez o início de operação do eSocial, mas as empresas não devem se acomodar. É hora de “arrumar a casa” para garantir a qualidade das informações a serem enviadas ao sistema a partir do…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 29 maio 2014 às 13:34 — Sem comentários

Lei nº 12.973/2014 - Receita Federal disciplina a opção pela adoção, no ano-calendário de 2014

Por meio da norma em referência, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) estabeleceu as regras para a opção pela aplicação, no ano-calendário de 2014, das disposições constantes da Lei nº 12.973/2014, que altera a legislação tributária federal relativa ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), à Contribuição Social sobre o Lucro (CSL), à contribuição para o PIS-Pasep e à revogação do regime tributário de transição (RTT), instituído pela Lei nº 11.941/2009, relativa à opção pelos…

Continuar

Adicionado por Guilherme Pontes em 29 maio 2014 às 13:00 — Sem comentários

eSocial vai reduzir informalidade no mercado de trabalho

O eSocial deverá reduzir a concorrência desleal entre as empresas, uma vez que irá inibir formas de contratação ilegais como “pessoa jurídica” (PJ) ou CLT Flex. É o que afirma o gerente sênior executivo de legislação trabalhista e previdência social da EY do Brasil, Marcelo Godinho.
"Com a entrada em vigor do eSocial, que até 2015 deve englobar todas as empresas brasileiras, aquelas companhias que atuam com elevado grau de informalidade…
Continuar

Adicionado por Guilherme Pontes em 29 maio 2014 às 11:00 — Sem comentários

SC - SEFAZ vai intimar 2.377 contribuintes que não pagaram imposto sobre doações

“ A malha foi realizada a partir do cruzamento dos dados fornecidos pela Receita Federal. Muitos contribuintes informaram a existência da doação na sua Declaração do Imposto de Renda, mas não recolheram o imposto estadual" ... E ainda tem gente que não acredita nas atividade integradas entre os fiscos

Ação fiscal tem como base o ano de 2009 e identificou sonegação de R$ 43 milhões

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) lança nesta semana a segunda edição da operação Doação…

Continuar

Adicionado por Guilherme Pontes em 29 maio 2014 às 10:00 — Sem comentários

eSocial - Supressão do evento S-2420 (Atividades Desempenhadas)

Por Natália Caldeira

Evento não está contemplado no novo leiaute do eSocial

É isso mesmo, na versão 1.1 do Manual de Orientações do eSocial, foi suprimido o evento S-2420, no qual seriam inseridas as informações referente às atividades desempenhadas pelo trabalhador. Este evento tem como finalidade compor o Perfil Profissiográfico Previdenciário do colaborador (PPP).

Na verdade o evento foi excluído, porém as informações referentes às atividades relacionadas não deixarão de…

Continuar

Adicionado por Guilherme Pontes em 29 maio 2014 às 9:10 — Sem comentários

RO - Porto Velho - NFS-e - Prazo para adesão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços encerra no dia 29

Por Renata Beccária
O titular da Semfaz, Marcelo Hagge Siqueira, explica que este processo foi dividido por etapas, levando em consideração o porte dos contribuintes da capital.
Porto Velho, Rondônia - A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) alerta aos contribuintes que o prazo da fase 4 de adesão a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços na encerra na próxima quinta-feira, dia 29. Todas as empresas com faturamento menor que R$200.000,00 ou que exerçam qualquer…
Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 maio 2014 às 6:00 — Sem comentários

SP - CT-e X CC-e

Conforme publicação do DOE-SP, de 23/05/2014, a Portaria CAT 68, de 23/05/2014, altera a Portaria CAT-55/09, de 19-3-2009, que dispõe sobre a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e e do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico - DACTE e dá outras providências.…
Continuar

Adicionado por Guilherme Pontes em 28 maio 2014 às 17:00 — Sem comentários

Arquivos mensais

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

1999

1990

0201

Apoio

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2018   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço