fevereiro 2011 Posts no Blog (163)

BA - NF-e - Sefaz divulga data limite para utilização da NF-e com a versão 1.10

Para os contribuintes que ainda utilizam a versão 1.10 do Software Emissor NF-e (programa que, após instalado na máquina do contribuinte, permite a emissão de Notas Fiscais eletrônicas para a SEFAZ) terão até o dia 31 de maio do ano corrente para efetuar a migração para a versão 2.0, uma vez que não ocorrerá mais prorrogação do prazo.

Esta atualização traz um novo leiaute da NF-e e diversas vantagens para os contribuintes, como: maior qualidade da informação prestada, redução de 41% no…

Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 28 fevereiro 2011 às 12:46 — Sem comentários

CIAP no limite. Sua empresa está preparada?

Por Marcelo Simões

Em janeiro de 2011 mais uma fase do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) entrou em vigor: a EFD (Escrituração Fiscal Digital) do livro CIAP (Controle do Crédito do ICMS do Ativo Permanente). Dessa forma, o CIAP deixa de ser complementar e passa a integrar o projeto SPED Fiscal. Agora, o Fisco exige o detalhamento de todos os bens e componentes que são passíveis de crédito no estabelecimento, com os respectivos…

Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 28 fevereiro 2011 às 12:00 — Sem comentários

Na briga por talentos, auditorias usam headhunters e buscam novos trainees

 

 

Mercado de trabalho: Escassez leva "Big Four" a formar profissionais e a disputar os mais experientes.

 

Vívian Soares | De São Paulo

 

A retomada da temporada de IPOs em 2011, as mudanças na adoção das regras contábeis pelas companhias e a falta de profissionais com formação…

Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 28 fevereiro 2011 às 11:59 — Sem comentários

Secretaria da Fazenda do Paraná de olho nos sonegadores

 

 

Órgão está mapeando as mil maiores empresas do Estado, que representam 90% da arrecadação





Sob nova direção. É assim que o Secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly, refere-se ao conceito que o novo governo do Estado, comandado pelo governador Beto Richa, quer imprimir daqui para frente. E este conceito,…

Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 28 fevereiro 2011 às 11:58 — Sem comentários

ES - NF-e - Receita Estadual alerta sobre prazo para cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica

A Receita Estadual faz um alerta às empresas emissoras de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): os documentos emitidos de maneira incorreta devem ser cancelados no prazo de 168 horas, a contar do momento da autorização. Caso o cancelamento não seja feito, os contribuintes estarão sujeitos a autuações.



Segundo o artigo 543-M do Regulamento do ICMS (RICMS), o cancelamento da nota deverá ser realizado pela própria empresa, utilizando o emissor de NF-e, desde que obedecido o prazo de 168…

Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 28 fevereiro 2011 às 10:34 — Sem comentários

IFRS: Fim do meramente contábil

 

 

Estudo revela que novas regras elevaram a associação entre o lucro das companhias e o desempenho das ações.

 

Fernando Torres | De São Paulo

 

O trabalhoso processo de migração para o padrão internacional de contabilidade IFRS aparentemente não…

Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 28 fevereiro 2011 às 10:16 — Sem comentários

SPED Fiscal: Cupom Fiscal referenciado à NF e EFD

O Cupom Fiscal será emitido por contribuinte obrigado ao uso de ECF - Equipamento Emissor de Cupom Fiscal, quando autorizado pelo fisco, nas vendas à vista a pessoa natural ou jurídica não-contribuinte do ICMS, em que a mercadoria for retirada ou consumida no próprio estabelecimento pelo comprador.

 

Além do cupom fiscal, deverá ser emitida, também, a Nota Fiscal nos casos em que a legislação exija esse documento ou quando solicitada pelo…

Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 28 fevereiro 2011 às 9:49 — Sem comentários

SPED - EFD - Resposta à consulta: Regimes Especiais e EFD - orientações em arquivo anexo.

Boa tarde,

 

Conforme informativo em anexo, foi feita a EFD de uma empresa com o regime especial atacadista de importador.

 

Porém, todos os meses, surgem à mesma mensagem de código genérico utilizado, são eles:

 

RN039999 estorno de débitos – não especificados EXCLUSÃO DA APURAÇÃO NORMAL A PARCELA DO ICMS RELATIVAS ÀS AQUISIÇÕES DO EXTERIOR; e

 

RN059999 Débito…

Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 28 fevereiro 2011 às 9:48 — 1 Comentário

Compliance: uma questão de cultura

Veja como as instituições têm tratado essa atividade e como as normas e padrões têm mudado e influenciado a gestão das organizações.

Diante do aumento da criação de leis e da atualização constante de normas e códigos organizacionais e de conduta (normativas do Governo Federal, normas ISO, PCI DSS, Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, entre outras), o compliance está cada vez mais presente…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 27 fevereiro 2011 às 8:00 — Sem comentários

CNAE - a relevância das obrigações acessórias

Osmar Marsilli Junior

É notório o investimento que as Autoridades Fiscais têm feito no desenvolvimento de sistemas de controle e de processamento de dados das inúmeras informações prestadas pelos próprios contribuintes através de diversas declarações eletrônicas.

 

De fato, caminhamos cada vez mais, para uma fiscalização puramente eletrônica (NF-e, SPED, DCTF, DACON, DIPJ, DIRF, PERDCOMP, GFIP etc.), onde as inconsistências…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 25 fevereiro 2011 às 22:44 — Sem comentários

Relembre o caso Daslu

No dia 27 de março de 2009, uma sexta-feira, a empresária Eliana Tranchesi, dona da multimarcas de luxo Daslu, deixou a Penitenciária Feminina do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, beneficiada por habeas corpus concedido pelo desembargador Luiz Stefanini, do Tribunal Regional Federal (TRF). Eliane estava presa desde a quinta-feira anterior, após ser condenada, em primeira instância, a 94 anos e seis meses de prisão pelos crimes de descaminho (importação de produtos legais sem pagamento…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 25 fevereiro 2011 às 15:30 — Sem comentários

Estados ampliam fiscalização sobre ICMS na fronteira

A substituição tributária, a nota fiscal eletrônica e as diversas iniciativas para garantir arrecadação sobre as vendas pela internet levaram a um aumento na fiscalização do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na entrada de mercadorias nos Estados, principalmente do Norte, Nordeste e Centro Oeste. O resultado é um maior número de caminhões parados nas fronteiras e o consequente atraso na entrega de mercadorias. Em alguns casos, isso tem…

Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 25 fevereiro 2011 às 14:34 — Sem comentários

GO - Gerência da Sefaz acompanha maiores contribuintes do ICMS

A Gerência Especial de Auditoria-GEAT, vinculada à Superintendência de Administração Tributária da Sefaz, acompanha sistematicamente os maiores contribuintes de ICMS do Estado, que são divididos de acordo com o grau de similitude de suas atividades econômicas. Dessa forma, grupos de monitoramento da gerência aplicam procedimentos de fiscalização para os grandes contribuintes, com a utilização prioritária e inteligente da tecnologia da informação. O novo gerente, Francisco Leandro Neto, define… Continuar

Adicionado por Tamiris do Couto Pita em 25 fevereiro 2011 às 14:30 — Sem comentários

Justiça derruba exigência de procuração pública para contabilistas

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, em conjunto com a Fenacon, obteve liminar favorável à suspensão da eficácia  do  art. 7 º e  parágrafo  único  do art. 8º da  Portaria  RFB  n º 2.166/2010, que regulamenta o art. 5º da  Medida Provisória  nº 507/2010.

 

O texto do artigo 5º da MP 507 exige a apresentação de instrumento público de procuração para o contribuinte conferir poderes a terceiros, para em seu nome,…

Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 25 fevereiro 2011 às 12:26 — Sem comentários

Ofício Circular com orientações sobre desvios na divulgação de informações relacionadas a demonstrações financeiras

A Superintendência de Relações com Empresas (SEP) e a Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgam hoje, 24/02/2011, o Ofício-Circular CVM/SNC/SEP nº 001/2011. Este documento tem o objetivo de informar as companhias abertas e seus respectivos auditores independentes sobre os desvios mais freqüentes identificados pela CVM, em sua atividade de fiscalização no exercício de 2010, nas…

Continuar

Adicionado por Geraldo Nunes em 25 fevereiro 2011 às 12:25 — Sem comentários

Arquivos mensais

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

1999

1990

0201

Apoio

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© 2018   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço