janeiro 2016 Posts no Blog (24)

Recof-Sped traz simplificação e mais benefícios a empresas exportadoras

Um dos pilares do Plano Nacional de Exportações 2015-2018 é o aperfeiçoamento dos regimes e mecanismos tributários de apoio às exportações. Nesse contexto, a Secretaria da Receita Federal do Brasil iniciou um projeto para a ampliação do acesso ao Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (Recof).

Foi publicada no DOU de ontem a Instrução Normativa RFB nº 1612, que lança uma nova modalidade de entreposto industrial, o Regime Aduaneiro Especial de…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 janeiro 2016 às 6:47 — Sem comentários

5 erros que um contador não pode cometer

O papel da contabilidade é essencial para a saúde financeira de pessoas físicas e jurídicas. O contador tem diversas atribuições importantes e quando atua com maestria é extremamente útil nos mais variados aspectos.

No entanto, o oposto também pode ocorrer. Existem algumas falhas que, quando cometidas, podem comprometer severamente não só as análises e a demonstração contábil, mas também as próprias decisões tomadas pela gestão.

Quer descobrir os 5 erros fatais que um contador não…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 28 janeiro 2016 às 12:18 — 3 Comentários

Recof - SPED - Bloco K - Instrução Normativa RFB nº 1.612/2016

A Instrução Normativa RFB nº 1.612/2016 dispõe sobre a concessão e a aplicação do Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado do Sistema Público de Escrituração Digital (Recof - Sped), que permite a empresa beneficiária importar ou adquirir no mercado interno, com suspensão do pagamento de tributos, mercadorias a serem submetidas a operações de industrialização de produtos do próprio…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 27 janeiro 2016 às 10:13 — 1 Comentário

eSocial - Prepare-se para a primeira entrega - Setembro de 2016

Apesar de inúmeras prorrogações de prazos, as empresas brasileiras com faturamento superior a R$ 78 milhões, (no ano de 2014), passarão a partir da competência setembro-2016 a utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). 

O projeto eSocial tem como princípios, viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas, racionalizar…
Continuar

Adicionado por Tadeu Cardoso em 26 janeiro 2016 às 19:22 — Sem comentários

PB - MDF-e - Emissão de MDF-e será obrigatória para transporte interno no Estado da Paraíba.

A Secretaria de Estado da Receita (SER) comunica que, a partir de 1º de março de 2016, a emissão do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e) será obrigatóriapara os casos de transporte interno de mercadorias acompanhadas por mais de uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) ou mais de um CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) de transportadoras. Entende-se por interno o transporte de mercadorias dentro do Estado da…

Continuar

Adicionado por Tadeu Cardoso em 26 janeiro 2016 às 19:00 — Sem comentários

Instabilidade econômica eleva a demanda por consultoria

Por: Vivian Ito

São Paulo - Diante de um cenário econômico instável, a demanda por serviços de consultoria ganha novo perfil e exige mais flexibilidade e customização para garantir clientes. Para 2016, as quatro maiores empresas desse ramo disseram ao DCI estarem preparadas para a mudança, e esperam ganhos até 15% maiores.

"As soluções que respondem mais diretamente aos movimentos anticíclicos da economia têm sido as mais demandadas", afirmou o presidente…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 26 janeiro 2016 às 11:15 — Sem comentários

Ministério do Trabalho tenta evitar fraudes no seguro-desemprego

O Ministério do Trabalho aumentou o cerco para evitar fraudes ao programa do seguro-desemprego. O problema é que muita gente que realmente precisa do benefício, agora está ficando de fora.

A administradora Virgínia Travassos foi demitida em outubro do ano passado. Em novembro, ela deu entrada no seguro-desemprego, mas até agora nada de receber as parcelas. Ela não sabia que para ter direito ao benefício, ela não podia ter o CPF ligado a nenhuma empresa.

Muita gente tem emprego com…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 26 janeiro 2016 às 10:00 — Sem comentários

Implantação do eSocial preocupa 86% dos diretores de RH

A preocupação de gestores do Brasil quanto ao processo de implantação do eSocial - projeto que visa unificar o envio de informações do empregado pelo empregador ao Governo Federal - não é novidade. Uma pesquisa da Robert Half aponta que, em 2014, 86% entre 100 diretores de RH do País já previam alguma dificuldade nessa tarefa. De acordo com Lucas Nogueira, gerente de divisão da Robert Half, apesar dos problemas que alguns empregadores vêm tendo com a emissão das guias, é importante ter em…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 26 janeiro 2016 às 9:56 — Sem comentários

Modelo de Entrega de Documentos Digitais se consolida na Receita Federal

Possibilidades de transmitir informações a partir de meios digitais elimina a necessidade de comparecimento a uma unidade

A Receita Federal do Brasil tem se utilizado da tecnologia para agregar facilidades e funcionalidades em seus canais de interação com o contribuinte, buscando expandir o número de usuários de seus sistemas, bem como racionalizar o tempo dispendido por eles quando da necessidade de relacionamento com o Órgão, simplificando o atendimento.



A publicação da …

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 25 janeiro 2016 às 13:13 — Sem comentários

Contabilidade digital versus tradicional e outras questões tributárias

Por Mary Elbe Queiroz e Antonio Elmo Queiroz

Com a abrangência atual das declarações eletrônicas para fisco, questões antigas são revisitadas sob a nova realidade tecnológica; como no caso abaixo, que tratou de uma autuação com arbitramento do lucro, fundado na imprestabilidade da contabilidade de uma pessoa jurídica.

É que um contribuinte transmitiu sua Escrituração Contábil Digital (ECD), mas pleiteou, para uma fiscalização do fisco federal, que considerasse apenas a…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 18 janeiro 2016 às 9:20 — 1 Comentário

Bloco K - Exclusão de obrigatoriedade para o Recof - AJUSTE SINIEF 01/2016

a) Ajuste Sinief nº 1/2016 - altera o Ajuste Sinief nº 2/2009, que dispõe sobre a EFD. O § 7º da cláusula terceira passou a estabelecer os seguintes prazos de obrigatoriedade do Registro de Controle da Produção e do Estoque (bloco K):



a.1) 1º.01.2017, para os estabelecimentos industriais constantes nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes a empresa com faturamento anual igual ou superior a R$ 300.000.000,00;

a.2) 1º.01.2018,…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 15 janeiro 2016 às 12:52 — Sem comentários

Comissão amplia prazo para empresa devolver carteira de trabalho a funcionário

Relator alterou dispositivos da CLT para reduzir as multas à empresa que demorar a devolver o documento e ao sindicato que cobrar pela devolução

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta (PL 5784/13) que aumenta para dez dias o prazo máximo para que o empregador fique com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do empregado sem que seja multado.O projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43 - CLT), que…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 15 janeiro 2016 às 8:30 — Sem comentários

O desafio de tornar obrigação fiscal em melhores resultados

Por Jurânio Monteiro*

Que vivemos um ambiente de negócios pouco competitivo além mar já é sabido por muitos, mas para os legisladores e criadores do manicômio tributário brasileiro me parece que não, dada a doentia e promíscua forma de criar novas regras fiscais para todo e qualquer tipo de empresa. E o pior: não há no horizonte, perspectiva de melhorias.

O ano de 2016 começou com um afago na alma das empresas com a postergação do prazo do temido Bloco K (Controle do Estoque e…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 14 janeiro 2016 às 10:00 — Sem comentários

Do Sped à reforma tributária, os vários desafios para 2016

Contabilistas convivem com alterações legais e obrigações acessórias do Sistema Público de Escrituração Digital, além da intenção do governo em retomar reforma tributária

SÃO PAULO - O ano de 2016 será desafiador para os contabilistas, até porque há diversas alterações legais em pauta e, consequentemente, obrigações acessórias motivadas por novas e/ou velhas legislações que integram o pacote do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Nesse cavalo-de-batalha…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 14 janeiro 2016 às 7:47 — Sem comentários

Empresa deve ter atenção ao fechar as demonstrações

Há quem pense que o início do ano é tempo de descanso. Não no caso dos contadores, consultores e auditores, profissionais que já começam janeiro com diversas obrigações e atentos às novidades prestes a entrar em vigor. A gerente sênior da PwC Brasil na área de auditoria Cristell Justen enfatiza que o cenário de recessão pede cautela na hora do fechamento das demonstrações financeiras e balanços patrimoniais. “É preciso ter atenção ao ativo imobilizado e ágio e ao cálculo da depreciação”,…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 13 janeiro 2016 às 10:50 — Sem comentários

20 estados e DF sobem ICMS no país; veja quais impostos aumentaram

Por Taís Laporta

A inflação não será a única vilã do bolso dos contribuintes em 2016. Com perdas na arrecadação, o governo federal e a maior parte dos estados e capitais elevaram seus principais tributos, de acordo com levantamento realizado pelo G1.

A pesquisa considerou apenas as elevações de alíquotas – o percentual usado para calcular quanto o contribuinte vai pagar de imposto sobre o valor, em reais, de determinado…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 13 janeiro 2016 às 9:00 — Sem comentários

Bloco K - Indústria ganha um ano para cumprir nova regra do Fisco

O Fisco resolveu dar um tempo extra para a indústria brasileira cumprir uma nova exigência burocrática. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou por um ano a entrada em vigor do chamado Bloco K, a versão digital – e muito mais detalhada – do antigo livro de controle de produção e estoque.

Assim, em vez de valer já no último dia 1.º para empresas com faturamento superior a…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 12 janeiro 2016 às 15:31 — Sem comentários

Receita Federal divulga contribuintes que receberão "atenção especial" em 2016

A Receita Federal divulgou os parâmetros dos contribuintes pessoa física e jurídica que serão alvo do “acompanhamento econômico-tributário diferenciado no ano-calendário de 2016”. O detalhamento consta dasportarias 1.754/15 e 1.755/15.

Para as pessoas físicas, a Receita delimitou que serão enquadrados nessa categoria os contribuintes que tenham tido, em…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 12 janeiro 2016 às 9:00 — 1 Comentário

SPED Fiscal - PVA da EFD ICMS/IPI versão 2.2.0

Publicada a versão 2.2.0 do PVA da EFD ICMS IPI.

Principais alterações:

- Inclusão dos registros C101, D101, E300, E310, E311, E312, E313, E316 para atender a Emenda Constitucional 87/2015.

- Inclusão do Java no instalador.

- Correção do sub-relatório…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 11 janeiro 2016 às 10:30 — Sem comentários

SPED Contábil - Novo PVA versão 3.3.0

Foi publicada a versão 3.3.0 da ECD, com a disponibilização do leiaute 4.0.

A versão 3.3.0 deve ser utilizada a partir de agora para transmissões de arquivos da ECD.…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 11 janeiro 2016 às 10:00 — Sem comentários

Arquivos mensais

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

1999

1990

0201

Apoio

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2018   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço