janeiro 2014 Posts no Blog (135)

IRPF - 14 documentos essenciais para preencher o seu IRPF-2014 e ficar de bem com o leão

Por Vanildo Veras

Antes de iniciar, fique atento aos prazos!

Início: 01/03/2014 e Término: 30/04/2014

Importante lembrar que, independente da opção pela declaração completa ou simplificada, você deverá separar todos os recibos e notas fiscais que comprovem as despesas com educação, médicos, dentistas, planos de assistência médica em seu nome, de todos os seus dependentes e também do cônjuge.

Faça um Check List dos…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 31 janeiro 2014 às 7:00 — Sem comentários

Fim do Dacon eleva os riscos de autuações

Por Fabiana Barreto Nunes

A extinção do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon), anunciada na última semana pela Receita Federal, pode complicar a vida de muitas empresas. Isso porque a substituição da obrigação repetitiva por uma escrituração digital, com maior nível de abrangência, pode expor ainda mais os dados das companhias elevando riscos de autuações.

Segundo especialistas, o documento ficou obsoleto após o início da…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 janeiro 2014 às 8:00 — Sem comentários

Investimento em serviços públicos não acompanha aumento de arrecação tributária

BRASÍLIA - O resultado da arrecadação federal de 2013 sinaliza que o peso dos impostos no bolso dos brasileiros voltou a subir no ano passado, mas isso não significa uma melhoria dos serviços públicos para a população, apontam especialistas ouvidos pelo GLOBO. Eles afirmam que o Estado brasileiro é eficiente para arrecadar tributos, mas não na forma como aplica esses recursos.

— A sensação da população é que não há melhora do serviço. O governo faz de tudo para retirar riqueza da…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 30 janeiro 2014 às 7:00 — Sem comentários

Obrigatoriedade do SPED Contábil a partir de 2014 para as empresas do Lucro Presumido

Obrigatoriedade do SPED Contábil a partir de 2014 para as empresas do Lucro Presumido distribuidoras de lucros ou dividendos isentos acima dos percentuais de presunção. Perfeita união entre a inteligência fiscal e a valorização da contabilidade. 

Por Wilson Gimenez Junior…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 janeiro 2014 às 13:00 — Sem comentários

Envio de dados ao eSocial começou

As cooperativas de todo o Brasil devem se preparar para adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que já está em vigor. A ferramenta é um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), implantado pelo governo federal para desburocratizar, simplificar o cumprimento das obrigações trabalhistas e aumentar a fiscalização do governo sobre empresas.

A intenção é unificar o envio de…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 janeiro 2014 às 12:00 — Sem comentários

RH é o departamento que será mais impactado pelo eSocial

Para facilitar a adequação das companhias ao eSocial - projeto que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados - o Governo Federal lançou no dia 27 de dezembro de 2013 uma nova versão do manual de orientação do eSocial com modificações consideráveis. Em relação a versão anterior alguns arquivos foram eliminados e outros incluídos, além de alteração nos campos. Assim, serão agora 44 arquivos, somando 1.675 campos que deverão ser preenchidos pelas…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 janeiro 2014 às 11:00 — Sem comentários

eSocial - Recursos Humanos

Setor de imensa responsabilidade dentro de grandes organizações, que vai muito mais além do que entrevistas, contratações e treinamentos. É uma peça fundamental para a estrutura organizacional de grandes e também pequenas empresas.

Claro que devido seu alto custo fica inviável uma empresa de pequeno porte possuir tal ferramenta, mas como um serviço terceirizado, torna-se atrativa e de grande importância para pequenos empresários.

Com as novas…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 janeiro 2014 às 10:00 — Sem comentários

eSocial - Pesquisa revela esforço necessário para adequação ao novo processo

Para facilitar a adequação das empresas ao eSocial - projeto que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados - o Governo Federal lançou no dia 27 de dezembro de 2013 uma nova versão do manual de orientação do eSocial com modificações consideráveis. Em relação a versão anterior alguns arquivos foram eliminados e outros incluídos, além de alteração nos campos. Assim, serão agora  44 arquivos, somando 1.675 campos que deverão ser preenchidos pelas…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 janeiro 2014 às 9:00 — Sem comentários

eSocial - Saiba o que vai mudar na sua Folha de Pagamento, Gestão de Terceiros e Processos Judiciais

eSocial - Saiba o que vai mudar na sua Folha de Pagamento, Gestão de Terceiros e Processos Judiciais

Objetivo: Conhecer as informações que serão exigidas para o eSocial, que substituirá o Livro de Registro do Empregado, Folha de Pagamento, GFIP, RAIS, CAGED, DIRF, Comunicação de Acidente do Trabalho, Perfil Profissiográfico Previdenciário, MANAD E Formulário de Seguro Desemprego; Compreender os impactos nos processos e sistemas das áreas de RH, DP,…

Continuar

Adicionado por Vanessa Yankous em 29 janeiro 2014 às 8:17 — Sem comentários

Atualize-se com a BlueTax em BH e Juiz de Fora

Cursos Presenciais em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Recife e In Company em qualquer localidade do Brasil

Belo Horizonte/MG

 

Continuar

Adicionado por Vanessa Yankous em 29 janeiro 2014 às 8:14 — Sem comentários

BA - Empresários são presos por crimes contra a ordem tributária

Realizada hoje (22) em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, a operação Doce Verão resultou na prisão de dois empresários do ramo de comércio atacadista de alimentos, acusados de crimes contra a ordem tributária. As prisões foram feitas por força-tarefa envolvendo as secretarias estaduais da Fazenda e da Segurança Pública e o Ministério Público Estadual. De acordo com as investigações, o valor do crédito reclamado pelo fisco estadual é da ordem de R$ 3,9 milhões, já inscritos…
Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 janeiro 2014 às 8:00 — Sem comentários

Veja 6 dicas para a implantação do eSocial, obrigatório a partir deste mês

O eSocial é uma ferramenta para a coleta de informações que possibilitará à Receita Federal do Brasil, ao Ministério do Trabalho e Emprego, ao INSS e à Caixa Econômica Federal, sua utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS. Todos os empregadores deverão adotá-lo para os eventos ocorridos a partir da competência de janeiro de 2014. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal que permite integrar todas as informações atualizadas sobre os vínculos de…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 29 janeiro 2014 às 7:00 — Sem comentários

Como o eSocial impacta empresas em 2014

O eSocial promete ser a grande preocupação para as empresas em 2014, sendo que as complicações para preenchimento do sistema não serão poucas, segundo especialistas. Já para o governo federal as expectativas são as mais positivas possíveis, o novo sistema deverá aumentar a arrecadação em 20 bilhões de reais.

O novo sistema de Escrituração Fiscal Digital estabelecerá o envio das informações do RH, como folha de pagamento, obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, contencioso…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 28 janeiro 2014 às 13:00 — Sem comentários

eSocial só deslancha quando ficarem claras suas penalidades

POR COSTÁBILE NICOLETTA

Carlos Meni [foto], diretor-presidente da Wolters Kluwer Prosoft, empresa de softwares fiscais, contábeis e de recursos humanos, considera que o eSocial e os demais programas ligados ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) só serão adotados para valer nas empresas a partir do momento em que ficarem claras as punições a que está sujeito o descumprimento dos prazos de entrega e o erro nas informações enviadas aos órgãos…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 28 janeiro 2014 às 12:00 — 1 Comentário

Empresas ganham tempo para se adequar ao ‘eSocial’

A partir deste mês, as pessoas jurídicas devem ficar atentas ao cronograma de implantação do ‘eSocial’, projeto que unificará o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. As primeiras empresas que deverão adotar o sistema são as inscritas no Lucro Real. A previsão do início da obrigatoriedade para estes contribuintes é junho próximo. Já as empresas optantes do Lucro Presumido e Simples Nacional serão enquadradas no novo sistema a partir de outubro e as entidades…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 28 janeiro 2014 às 11:00 — Sem comentários

SPED - ECD - Lucro Presumido - Obrigação a partir de 2014

Por: Josué Cabral Buarque de Gusmão

 

 

Em 20.12.2013 a Receita Federal do Brasil publicou a Instrução Normativa nº 1.420, tal instrução trata especificamente da Escrituração Contábil Digital – ECD, para alguns apelidado de Sped – Contábil.

 

Para uma melhor compreensão do assunto, a ECD  é a elaboração e apresentação, em forma eletrônica, da contabilidade da empresa à Junta Comercial e Receita Federal do Brasil, encerrando assim o ciclo de registro…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 28 janeiro 2014 às 10:00 — Sem comentários

Ninguém quer gastar com eSocial

As empresas contábeis e departamentos de contabilidade não estão dispostos a gastar muito com a implementação do eSocial, subprojeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), focado em informações de Recursos Humanos.

Segundo levantamento da Wolters Kluwer Prosoft com 1.310…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 28 janeiro 2014 às 9:00 — Sem comentários

MP que altera regras tributárias recebe mais de 500 emendas

Editada no fim de 2013 para promover alterações na legislação contábil e tributária brasileira, a Medida Provisória 627 será um desafio para o Congresso neste início de ano. Quinhentas e treze emendas foram apresentadas ao texto, que começará a trancar a pauta a partir de 6 de fevereiro, conforme seu cronograma inicial de tramitação.

Além de estabelecer condições mais atraentes para que bancos, seguradoras e multinacionais adiram aos Programas de Recuperação Fiscal (Refis), um dos…

Continuar

Adicionado por Jurânio Monteiro em 28 janeiro 2014 às 8:23 — Sem comentários

CE - Fiscalização da Receita rende R$ 2,74 bi

A fiscalização das Unidades da Receita no Ceará constituiu crédito tributário 61,5% maior que registrado em 2012



O Leão, o Fisco Federal, nunca esteve tão “feroz” quanto agora. Além de reduzir os índices de correção monetária do Imposto de Renda nos últimos anos, vem intensificando , ano a ano, as ações de fiscalização, resultando na recuperação de novos créditos à União. Em 2013, a fiscalização das unidades da Receita…
Continuar

Adicionado por José Adriano em 28 janeiro 2014 às 8:00 — Sem comentários

DF - NFS-e - Serviços terão de emitir Nota Fiscal Eletrônica, obrigatoriamente

A Secretaria de Fazenda (SEF/DF) informa que, a partir de 1º abril, cerca de 20 mil empresas prestadoras de serviço, sujeitas ao pagamento do Imposto Sobre Serviços - ISS, deverão emitir as notas fiscais via formato eletrônico (NF-e) em substituição ao modelo 03 (três), atualmente utilizado em papel.

A alteração segue diretriz fixada pela Portaria nº 403/2009, que…

Continuar

Adicionado por José Adriano em 28 janeiro 2014 às 7:00 — Sem comentários

Arquivos mensais

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

1999

1990

0201

Apoio

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2018   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço